segunda-feira, 3 de março de 2008

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

O orgulho impede Jesus de nos curar, assegurou este domingo Bento XVI, ao rezar a oração mariana do Angelus junto a milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro, no Vaticano.

"Deixemo-nos curar por Jesus, que quer nos dar a luz de Deus! Confessemos nossa cegueira, nossas miopias e sobretudo o que a Bíblia chama de o 'grande pecado'", exortou, falando desde a janela de seu apartamento.

O Papa comentou a passagem do Evangelho de João (9, 1-41), com a qual a liturgia dominical apresenta a cura do cego de nascença.

"Os discípulos, segundo a mentalidade própria do tempo, pensavam que sua cegueira é a consequência de um pecado seu ou de seus pais. Jesus, pelo contrário, rejeita este juízo e afirma: 'Nem ele nem seus pais pecaram; é para que se manifestem nele as obras de Deus'", recordou o pontífice.

[…]


"De fato, no homem, é forte a tentação de construir-se um sistema de segurança ideológico: inclusive a religião pode converter-se em elemento deste sistema, assim como o ateísmo, ou o laicismo, mas deste modo se fica cego pelo próprio egoísmo", concluiu.


Comentários: Rui Barbosa declarou de forma contundente que “[...]a Roma pontifícia teve sempre por lei escravizar as consciências ao clero e o poder temporal à igreja. [...] a história da influência papal no mundo, há muitos séculos, não é senão a história do derramamento de um novo paganismo, tão cheio de superstições e impiedades como o mitológico, - de um paganismo novo, formado à custa da tradição evangélica, impunemente falsificada pelos romanistas. [...]

“[...] A religião, a autoridade moral não é, há muitos séculos, para o papado, outra cousa que ocasião, arma, pretexto de ingerência na administração temporal do estado.[...]” Rui Barbosa," O papa e o concílio", v. 1, p. 22 e 23. [Grifos nossos].

Não deixa de ser curioso o trecho final da declaração do sumo-pontífice, sendo, como é, proveniente de um líder da instituição que por séculos sobriviveu à expensas da cegueira popular. Pior: uma instituição que tem "impunemente" falsificado a "tradição evangélica". Que Deus faça com que os estudantes sinceros da Bíblia consigam enxergar para além das tradições que têm cegado a tantos...

Nenhum comentário: