segunda-feira, 24 de março de 2008

OS OUTROS SÃO MEUS DEGRAUS - parte 2


2. Não use das relações das relações familiares para alcançar o poder

“Abimeleque, filho de Jerubaal [Gideão, foi aos irmãos de sua mãe em Siquém e disse a eles e a todo o clã de sua mãe: ‘Perguntem a todos os cidadãos de Siquém o que é melhor para eles, ter todos os setenta filhos de Jerubaal governando sobre eles ou somente um homem? Lembrem-se de que eu sou sangue do seu sangue.” Juízes 9:1-3.

Abimeleque corria atrás da coroa. Sua condição de filho de uma concubina o afastou social e psicologicamente de demais filhos de Gideão. Ele pertencia ao clã de sua mãe, situação que também era comum entre os antigos árabes.[1]

A cidade de Siquém recebe muitas menções na Literatura bíblica. Simeão e Levi saquearam o lugar, em vingança contra um príncipe homônimo, que violentará Diná, irmã deles (cf.: Gên. 34:25 e segs.; 48.22). Após o Êxodo, Siquém aparece como pertencendo aos levitas, ao mesmo tempo em que se tornara cidade de refúgio (Jos. 20:7; 21:21). “Na correspondência de Tell-el-Amarna, Siquém anda aliada com os habirus”, semitas e, portanto, parentes dos israelitas. O local onde se recitou bênçãos e maldições, diante dos montes Ebal e Gerizim, tinha por vértice a cidade de Siquém (Jos. 8:30 em diante); por causa de sua localização entre os montes, surgiu o nome Siquém (“ombro”). Séculos mais tarde, os samaritanos iriam fazer de Siquém sua cidade santa – de fato, até os nossos dias há samaritanos na região (mais precisamente na moderna Nablus).
[2]Valendo-se de seu grau de parentesco com os habitantes de Siquém, Abimeleque apelou a eles, no sentido de que o constituíssem seu rei. A narrativa bíblica não mostra as relações familiares de Abimeleque com bons olhos – e essa primeira referência em sua fase adulta não foge à regra. O filho esquecido de Gideão lembra-se de seus parentes apenas para usá-los contra seus setenta meio-irmãos. Sua ambição o levava a dividir membros de sua família para conseguir alcançar seus propósitos.

Em nossos dias, ficamos chocados ao nos deparar com denúncias como as envolveram a empresária Silvia Calabresi, acusada de torturar uma menina de doze anos; a criança, que estava amordaçada e presa por correntes quando encontrada no apartamento de Sílvia, ainda contou como um alicate era usado nas sessões de tortura. Até o presente, já houveram duas denúncias feitas contra a empresária.
[3] Porém, esta não é a única forma de maltratar uma criança.

Quantos lares não se tornam ambientes satânicos porque seus membros são envolvidos nos desgastantes embates entre os cônjuges? Muitas vezes a atmosfera familiar, ainda que não inclua violência física, certamente transborda de violência emocional…

Fora do lar, existem outros conflitos que envolvem os laços sanguíneos. Quantas igrejas não se dividem porque seus líderes se aproveitam de sua influência e dos próprios laços de família para manterem o poder?

É justo usar a família por causa de seus sonhos distorcidos e valores perversos? A resposta parece óbvia: de forma alguma!


[1] Comentário Bíblico Moody, contido no CD-Room “Biblioteca Teológica vol. 3”.
[2] Informações extraídas de “O Novo Comentário da Bíblia”, contido em “Biblioteca Teológica vol. 3”.
[3] Apesar de ser uma notícia veinculada por diversos veículos, consultei espelciamente a matéria “Covardia e maus-tratos”, disponível em http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalismo/BDBR/0,,AA1676000-3682,00-COVARDIA+E+MAUSTRATOS.html.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o texto e achei que é pura verdade o que diz nele.

Anônimo disse...

Assim eu acho o que fala no texto e verdade,porque tipo assim tem o exmplo de Caim e Abel então não dá para matar um irmão para conseguir a vaga no emprego,ou se não eu ficar uma fera com meu tio só porque ele foi promovido e eu não fala sério têm que ter um coração de pe dra para ficar desse jeito!
Assim Abmeleque foi ambicioso de querer a coroa e não ouviu o conselho do pai"lembre-se sou sangue do seu sangue" brigado pela atenção de todos e valeu né.

Mateus Vinicius Campos Alves

Anônimo disse...

Assim eu acho o que fala no texto e verdade,porque tipo assim tem o exmplo de Caim e Abel então não dá para matar um irmão para conseguir a vaga no emprego,ou se não eu ficar uma fera com meu tio só porque ele foi promovido e eu não fala sério têm que ter um coração de pe dra para ficar desse jeito!
Assim Abmeleque foi ambicioso de querer a coroa e não ouviu o conselho do pai"lembre-se sou sangue do seu sangue" brigado pela atenção de todos e valeu né.Muito interessante o texto e achei que é pura verdade o que diz nele.