quarta-feira, 1 de outubro de 2008

OLHAR ETERNO



Faz sete anos (ou mais) que li alguns trechos dos "Pequenos Poemas em Prosa", do poeta francês Charles Baudelaire. Em um dos poemas, Baudelaire parte de uma antiga crença oriental sobre ver as horas através dos olhos do gato, para dizer que ele, por sua vez, conseguia ver a eternidade nos olhos de sua amada (apesar das coisas chocantes que escreveu, o velho Baudelaire sabia agradar à alma feminina!).

Na Bíblia, o anseio pela eternidade não é uma prerrogativa do olhar das mulheres. É uma característica encontrado em todo homem e mulher. "[...]Também [Deus] pôs no coração do homem o anseio pela eternidade [...]" Ec. 3:11. Para satisfazer esta necessidade temos que nos voltar a Deus. O olhar divino não apenas transborda de salvação, mas nos aponta o caminho para vivermos para sempre.
Leia também:

10 comentários:

Anônimo disse...

Pois ele é o unico que pode dar a salvaçao, e a vida eterna, não uma vida como o nosso cotidiano, mais uma vida de luz e esperança, ao seu lado. E para que isso aconteça temos que trocura-ló cada vez mais, para que um belo dia com Deus a salvaçao recebe!!!
Maria Victória
nono A

Anônimo disse...

Olhar para Deus... para os céus... e acreditar no impossivel... crer no que não se ver... ter fé acima de tudo e acreditar em um ser q a palavra impossive não existe, porque pode tudo, tanto é que estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo so podem ser meritos de um Deus que nos ama!a nossa menta, é sempre conseguir, olhar para frente, e enchergar uma ultima esperança em tudo... temos que voltar nossos olhos a Deus...

Aluna: Maria Carolina 9ª "A"

Anônimo disse...

Muitas pessoas acreditam tambem que atravez dos olhos dos gatos se pode ver o futuro e outros lugares como o inferno, mas isso é pura besteira.
As pessoas que acreditam nisso perderam o foco da vida que é Jesus.
Vitor 9ª A

Anônimo disse...

Mariana Farinha 9ªA


Temos que ter os Olhos, voltados, para a ETERNIDADE, o lugar que Deus está preparando para aqueles, que serão salvos!
Nosso Olhar, deve ser igual a do Gato, não aguçado, para coiisas Aqui desse Mundo, mais, sim, para as coiisas De Deus! O CÉU!
O GRANDE LUGAR QUE CRISTO ESTÁ PREPARANDO PARA AQULES QUE O AMAM!

Anônimo disse...

Amei esse texto,gostei muito,olhar eterno ali ele quis dizer um olhar que olha alem do que é sabe ele sito o gato pq mesmo no escuro o gato ve as coisas e é isso que Deus quer da gente ele que que nos olhamos alem, O olhar divino não apenas transborda de salvação, mas nos aponta o caminho para vivermos para sempre.
Caroline Perciavalle

Anônimo disse...

Que doidera esse Baudelaire hehe.
O texto compara a eternidade com uma mulher, e os olhos de uma gato, q segundo ele mostrava o futuro

GIAN 9 Ano

Anônimo disse...

Concordo com o texto,a eternidade nos olhos näo säo uma dadiva apenas para as mulheres, mas sim, para todos os que procuram a Deus.

Amanda Ellen 9ano A

Anônimo disse...

Sempre devemos estar buscando a Deus dia após dia, pois Ele é o caminho certo. Nele não há erro.


Morgane Bittencourt 9 A

Anônimo disse...

Na real num tem nada a ver o que o poeta acredita ou diz ser verdade...
eu acho que para sabermos a verdadeira eternidade devemos olhar para Deus

brayan 9 a

Anônimo disse...

Do meu ponto de vista, parece um pouco "egoísta" [não era bem essa a palavra] sermos "criados" [também não era bem essa a palavra] com esse desejo... Acho que sempre fez parte do ser humano ansiar por aquilo que não se pode ter realmente [como a vida eterna, por exemplo]... Não entendo muito bem o motivo pelo qual Deus pôs esse desejo em nosso coração se durante nossa vida terrena não poderemos alcançá-lo! A promessa de vida eterna quando tivermos uma "Nova Vida" é bem tentadora, sim...
Bem, não consigo entender muito bem porque Ele nos criou com esse anseio se apenas Ele poderá nos prover isso e apenas na "Nova Vida", e teremos de viver nossa vida terrena com uma certa frustração... Mas Deus é Deus e como está na Bíblia, Ele sabe o que é melhor para todos nós!
Bom... É só isso! `=^-^=´

GabrieLLa Weber 9A