quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SEM COMBUSTÍVEL


Ontem, voltávamos do Colégio onde trabalhamos eu, minha esposa e a coordenadora pedagógica (nossa vizinha). Depois de passar por uma esquina a algumas quadras de onde moramos, o carro não respondia ao acelador. A velocidade passou a diminuir. Olhei para o painel do meu Corsa. Em seguida, minha esposa exclamou junto comigo: "Acabou a gasolina!"

Menos mal. Nossa amiga continuou a pé. Eu tive o contratempo de procurar o posto mais próximo, sob uma garoa cinzenta. Logo estava de volta, com dois litros de gasolina em uma garrafa. Até agora minhas mãos estão cheirando a combustível.

Teria sido pior se parássemos em um local de difícil acesso. Caso não houvesse um posto de abastecimento nas redondezas. Se tivéssemos em uma rodovia movimentada. Enfim, as circunstâncias ainda estavam a nosso favor.

Mas, por favor, quero que você saiba que há coisa pior do que ficar com o tanque do carro vazio: é ter falta de combustível espiritual. A busca pelo reabastecimento espiritual deve ser uma constante na vida do cristão genuíno. Tal busca se inicia com o reconhecimento da soberania divina. Em contraste, somos impressionados a reconhecer nossa debilidade e depência do Ser Divino. Quando o fazemos, somos habilitados a receber o fortalecimento, através da generosidade do Pai Celestial em se fazer presente em nossa vida.

Estas três partes do processo de abastecimento espiritual são facilmente reconhecidas no seguinte texto do profeta Isaías:

"Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: 'Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.'" Is. 57:15.

E você, já se abasteceu hoje?

20 comentários:

Anônimo disse...

OI Professor! (De:Heithor Veiga)

Concordo plenamente com a sua opinião sobre o combustível ESPIRITUAL,pois Deus nos deixou a bíblia para nos abastecermos diariamente de Sua paz,de seu amor ,compaixão,bondade e proteção a qual só encontramos nEle!
Não só a bíblia mas a oração nos aproxima muito dEle pois temos acesso direto a ELE e nossa alma se renova a cada dia quando mantemos uma comunhão íntima com Ele,os anjos se acampam ao nosso redor e jamais sofreremos algum perigo!
Minha conclusão é que somente se nos abastecermos da fonte do amor teremos a proteção que precisamos GARANTIDAAAAAAA!!!

Heithor Veiga
7 ano B.

Anônimo disse...

`Oie !
professor,esse texto é muito bom...
eu amei e achei ele muito interesante Pq devemos ora i pedir que Deus ilumine a gente todos os dias...
como nesse texto
foi otimo ler eu aprendi tudo isoo!!!
bjos
Bianca toledo
7 ano b

Anônimo disse...

Oi professor,
Achei muito interesante o texto porque "SEM COMBUSTIVEL" não podemos andar.
E se acreditarmos em DEUS ele sempre colocará combustivel em nois para poder-mos andar para frente.
Acredito muito na "FÉ ESPIRITUAL"
sem ela não sobrevivemos. Só assim temos vontade de viver, e de conseguir o que queremos.
Bjos

Bruna W. de Lima 7ºano B

Anônimo disse...

Oi professor,
Adorei o texto, pois como um carro não pode andar sem o combustível nós não podemos andar, continuar sem o nosso combustível espiritual que vem de Deus. Então temos que todo dia nos temos que nos "abastecer" do combustível de Deus.

Beijos.

Anna Letícia 7 ano B.

Anônimo disse...

Oi!!
Achei o texto muio interessante,pois asssim como um carro presisa de combustivel nos tambem presisamos ;sem o combustivel podemos cair no pecado,por iso presisamos da biblia para nos abastecer.

Joana Gabrielle. 7ºano b

Anônimo disse...

Olá professor concordo com sua opinião sobre o combustível, sem ele estamos todos perdidos, se não tivermos Deus dentro de nosso coração não somos absolutamente ninguém.
Arnoldo Moraes Neto 7º ano B

Anônimo disse...

Gostei muito do texto pois um carro nãi pode andar sem gasolina ou alcool s gente não anda com esse tipo de combustível mas com o combustível de Deus.
Giordana

Anônimo disse...

Aminha opiniao e que sem combustivel nos nao vivemos mas so tem um tipo combustivel que eo melhor eo com bustivel de DEUS ANDRE FAVARIN NUNES 7B

Anônimo disse...

Achei o texto muito interesante,pois acabar o combustivel do carro não é acabar o combustivel da nossa vida.
Espero e tentarei fazer que nunca acabe mei combustivel espiritual,mas se acabar pedirei um galão a Deus

Osnildo Érico Provesi
7ªserie B

Anônimo disse...

Hoje não abasteci minha vida espiritual ainda, mas vou buscar a Deus pois minha vida sem Ele é nada, Agradeço a Deus todos os dias pelos seus livramentos. Fazemos culto familiar e vou a igreja todos os fins de semana, isso também é uma forma de abastecimento espiritual.
Vanessa Oliveira da Silva
7B

Anônimo disse...

Sim professor, temos que estar sempre abastecido espiritualmente também, para que possamos estar preparados para os momentos ruins. Assim estaremos sempre ligados a Jesus que é quem fornece o combustível diariamente.

Francine da Camara

Anônimo disse...

Isso quer dizer que nao é a poir coisa ficar sem combustivel mais a pior coisa mesmo é ficar sem deus em todo nossa vida foi isso que esse texto me trouxe .

MONICK

Anônimo disse...

oi professor esse texto e muito interessante porque carro sem combustivel nao anda mais nos precisamos todos os dias porque sem combustivel de deus nos nao somos nada e acabamaos caindo no pecado como pessoas nao tem nem combustivel espiritual !!!!!!!!!

de:fernanda cristina gaya
7 ano b

JorgeHe disse...

Oi professor, concordo com o texto... e que Jesus nunca nos deixa nas horas dificeis, ele sempre está conosco, passando alegria, paixão, bondade e muitas outras coisas !

Anônimo disse...

É professor temos que buscar um combustível e esse combustível é Jesus ,e precisamos dele porque sem Jesus é game over , precisamos de um combustível para andar ,e para ter um combustível Espiritual que é importante, precisamos orar e ler a Bíblia.

Marcel H. Simas 7 b

Anônimo disse...

dahora o texto tipow sem combustivel o carro naum anda sem combustivel na vida esperitual vc tambem nao ando

flws
abraços



Vanderley j.chamado 7ªB

Anônimo disse...

Professor, você me puegou de swurpresa quando falou em combustivel espiritual, devemos ler bastante a biblia, até aqueles que ja a terminaram deve ler de novo,orar tambem é um ótimo modo de se abastecer, faço isso todas as noites, não quero me gabar mas com Deus só se deve adorar, não importando muito a religião, e sem adorar outros Deuses senão o pai, que nos deu seu filho para pagar as dividas de nossos pecados, opa falou em combustível isso me deu sede, até mais.

rafael lucas 7 ano B

BrunoMCP disse...

Vocês precisam de combustível porque são fracos de espírito.

Eu não acredito em deuses, portanto tenho energia constante. A energia de acreditar que eu consigo fazer as coisas, em vez de esperar que um deus as faça por mim.

Não preciso do amor de Deus, tenho a minha família. Não preciso da protecção de Deus, sei defender-me.
Não preciso da Palavra de Deus, tenho a minha própria opinião sobre as coisas.

Vai provavelmente censurar-me, porque um cristão não gosta que ninguém diga algo com que não concorda. (Inquisição)

BrunoMCP disse...

Eu não tenho Deus, portanto, segundo vocês, estou perdido.

Mas estou constantemente a ver cristãos a fazer coisas más, enquanto que eu sou bondoso e cumpridor.

A isso chama-se hipocrisia!

E eu não preciso de ler a Bíblia para viver bem, só os fracos de espírito precisam de se proteger com ídolos.

douglas reis disse...

Lá vem você falar de Inquisição novamente! Eu acho isto um fato curioso: quem procurou este blog foi você, ninguém o acusou de nada.

Você se sentiu ofendido e passou a criticar cristãos a torto e direito; e aí, no final, classifica a intolerância como mote da Inquisição.

Sendo assim, seguindo a sua equação (Intolerância = Inquisição), você é um ótimo inquisidor!

Você escreveu: "Não preciso da Palavra de Deus, tenho a minha própria opinião sobre as coisas"; certo, mas sobre qual base moral você pode apoiar suas opiniões? Como certifiar-se de que há fundamentos sólidos para o seu senso de moralidade (o que é certo ou errado)?

Sem uma moral absoluta, derivada de um Ser absoluto, como haveria justiça?

Desculpe-me Bruno, mas a única coisa fraca e sem energia, pesadas as coisas, é a sua argumentação!