segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A LOUCURA DA RENÚNCIA

"Renunciar a si mesmo é ridículo, renunciar os próprios interesses é loucura, renunciar a proteção de si mesmo é absurdo. Mas é exatamente essa loucura patente que os discípulos escolhem a fim de vestir o uniforme do Messias que sofreu o escárnio e é o Deus Homem crucificado. Tal loucura, porém, não é fruto de um ascetismo sem alegria, de cara amarrada. A História nos inspira com relatos de milhares que sofreram com alegria no semblante ou viveram com corações cantantes ainda enquanto sofriam – porque nosso sofrimento nada é em comparação com o dele, e o dele foi todo por nós.”


Os Guinness, O Chamado: uma iluminadora reflexão sobre o propósito da vida e seu cumprimento (São Paulo, SP: Cultura Cristã, 2001), p. 225

19 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a reflexão que ele fala é muito enteresante porque não devemos renunciar o que fazemos pra Cristo porque tudo que ele feiz pra nós é impagavel !!! e devemos tudo a ele !!! então nós devemos ficar firme na vontade dele, porque ele nás ama.

Rodrigo - 1° EM A

Anônimo disse...

Nós renunciamos a nós mesmo não querendo renunciarmos é um ábto que entra na vida do ser humano, entra no lado emocional da pessoa. Deus sofreu por todos nós e nós ainda reclamamos da vida. As vezes até falamos "EU NÃO AGUENTO MAIS VIVER", reclamamos por coisas não necessárias que não é preciso. Deus é PAI e ele ama a nós. Nós que talvez não amamos como deveriamos.

Priscilla Gonçalves

Anônimo disse...

Quando nós amamos a Deus, podemos renunciar varias coisas, não por obrigação, mais por amor. Assim como Jesus morreu por nós sem nada ganhar em troca, e nada no mundo irá pagar o que ele fez por nós. Devemos ter conciencia disso, e amar fazer a vontade de Deus, obedecendo assim sua lei.

Ariani 1º A.

Anônimo disse...

nao gostei!! vc nao poem nenhum texto que presta!!!

nao te importa

Anônimo disse...

concordo com a parte que diz sobre as pessoas que sofrem com semblantes alegres, essas pessoas, que renunciam a tudo para aceitar a Cristo, elas nao sepreocupam com o perigo que estao sofrendo, em alguns paises ainda sao mortas pessoas que acreditam no Deus vivo, mas as pessoas que realmente acreditam nao sentem medo ou dor, pois Deus ensta ali com elas em todos os sofrimentos e dores...

(na parte q o texto diz que o sofrimento dele foi maior, o "e" nao tem q ser maiuscuclo "dEle" ?)

Jorge Lucas Couto 1ºA

Anônimo disse...

:D

Jesus deu a vida para nós podermos desfrutar da vida eterna.
Muitas pessoas pecão renunciando o trabalho q ele fez por nós.
Mesmo que nós pecamos.. ou não da o devido valor ao trabalho dele ele continua nos amando e dando novas chances para que possamos vermos que estamos errados e melhorar os erros para poder viver no céu.
o q ele fez por nós não tem como pagar apenas podemos mostar gratidão ao que ele fez nos preparando (fisicamente e emocionalmente) para viver no paraiso com ele.

-----------------------------------
Gabriel 1 ANO A

(P.S: AFF ESSE COMENTARIO SOB O MEU.. FOI O MAIOR LIXO Q EU JA LI ATE HOJE!! )

Anônimo disse...

Realmente renunciar a si mesmo pode ser uma grande loucura, mas de fato, é uma escolha de cada um, e nesse caso, renunciar a si mesmo para vestir o uniforme de Messias é algo que tem um propósito, não é qualquer coisa, é por Cristo, é tudo. É uma escolha que leva a sofrimentos, mas mesmo assim, os discípulos seguem alegres, pois sabem que Jesus fez muito mais por nós, o sofrimento dele é incomparável com qualquer um que possamos passar, eles fazem isso por amor ao nosso Senhor. Sendo assim, não seria um sofrimento tão grande. Então, tentando segui-lo, os discípulos continuam felizes, pois a razão por eles habitarem essa terra é o sofrimento que Cristo passou, sem Ele, não estaríamos aqui hoje.

Camila P. Anzini. (1º A)

Anônimo disse...

o sofrimento que Deus teve na cruz,nem memso os melhores filmes do mundo,não conseguem demonstrar o sofrimento que Jesus pagou em sua jornada antes de ser crussificado,ser morto crussificado,e ainda alguma pessoas fazem o mau,pqp,nada chega perto doque Jesus pagou pelos nossos erros !

Dener Pontarolo - 1° EM A
"ORIS" ;)

Anônimo disse...

Eu gostei desta postagem pois mostra que existem pessoas que são orgulhosas não querem se humilhar, mas as pessoas que amam a Deus chegam ao ponto de se humilhar e até de dar a própria vida em gratidão ao sacrifício feito por Ele

Fernando Andrade

Anônimo disse...

O texto fala por si mesmo, pois nos os cristão acreditamos q um dia ele nos salvou com mais dor do q nos possamos imagina,a loucura de amor a Deus assima de todas as coisas sabemos q vamos sofrer muito mas sabemos tambem q isso vai valer a pena daqui alguns anos ou dias :)
Carlos 1°A

Anônimo disse...

Renunciar as vezes é preciso, só que as vezes é preciso medir a cada coisa que se vai fazer, para que não nos deixe em piores situações, em relação aos dicipulos é uma questão de fé ondecada um com exeção de Judas escolheu o melhor caminho, o mais difícil? Sim, o mais Iluminado? Também. A única diferença entre uma pessoa cristã e outra não-cristã é que a cristã sofre as dificuldades com Deus, e a não cristã sofre sem Deus. Há tipos de loucuras que nos tornam até melhor, por exemplo: Um Casal esta junto há uns 30 anos, e o homem resolve se tornar seguidor de uma certa igreja, e sua esposa diz que se ele se batizar ela irá abandona-lo, e ai o que fazer? Seguir à Deus ou continuar com sua exposa, eu particularmente escolheria a Deus. A mulher realmente cumpre com sua promessa, e o abandona. Isso foi uma loucura, porque deixar uma esposa que você conviveu há 30 anos realmente, Deus é a melhor escolha e a loucura talvez da renuncia, possa nos fazer bem.

Leonardo

Anônimo disse...

Concordo com o Texto em geral, está coerente, e é uma coisa que realmente aconteçe com muitas pessoas hoje em dia renunciarem suas vidas por "necessidade" mesmo não estando felizes com isso, neste caso é ridículo. Mas qundo ela faz por vontade propria, vai da vontade dela e não da minha posso não concordar mais não posso proibi-la a não se renunciar.

Carol

Anônimo disse...

Renunciar pode ser o pior a fazer em muitos casos, mas em certa forma se for para um bem maior vale a pena sofrer. Pois dor alguma é maior ou irá substituir a dor que Ele sentiu para que estivessemos hoje aqui e creio que uma forma de agradece-Lo seria, não uma obrigação por causa do livre Arbítrio que temos, mas sim um respeito maior a Ele e seguir conforme Sua vontade! Se hoje renunciamos a Ele, no que mais somos capazes?! Existe escolhas onde pode ser melhor para nós, mas outras que concerteza não te trás benefício algum.

Raquel

Anônimo disse...

Quando amamos a Deus devemos renunciar o pecado, muitas vezes coisas que são muito agradáveis aos nossos olhos mas não agradáveis aos olhos de Deus, ou seja, devemos renunciar a nossa vontade, renunciar à nós mesmos.
E sempre se lembrar do sacrifício de Jesus por nós na cruz, nada se compara ao que Ele fez, e isso nós nunca devemos renunciar.

Débora

Anônimo disse...

Uma ótima reflexão,pois oque mais se tem visto é a renuncia de principios,renunciar a sua propria proteção é realmente vergonhoso,é uma verdadeira loucura;mas realmente creio que há muitas pessoas "loucas" nesse mundo.Pois negar o Filho de Deus,é negar a si mesmo,sua fonte de vida,aquele que tanto sofreu,e que nos da conforto e apoio na hora do nosso sofrimento,e dores;pois Ele nos entende,pois sofreu,chorou mas jamais renunciou.

Laoane

Anônimo disse...

Renúncia é a palavra-chave... Buscando no dicionário, vejo um significado que me chama a atenção: "deixar algo espontaneamente" – Aurélio para "renunciar". E esse é o início da vida cristã; Deus, conhecendo a natureza humana, conhecia o nosso egocentrismo, que nos faz só pensar em nós. Por isso se quisermos seguir a Cristo, precisamos "deixar espontaneamente" nossos interesses, na verdade, interesses pecaminosos, pois, como podemos ver: muitas pessoas sem Deus, sem esperança de salvação vivem em meio às drogas, corrupção, perversões sexuais, matança, violência, bebidas alcoólicas, etc; ou seja, sem esperança, e por isso querem encontrar a felicidade nessas coisas. Assim como é citado em Romanos 7:19: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço", mostra uma confissão (de Paulo) que todo ser humano deveria fazer,e (inclusive) mudar depois que reconhecesse isso; mas para conseguir essa mudança devemos aceitar a Jesus e largar (renunciar) nossas vontades pecaminosas, e seguir o caminho justo de Deus.
(Desculpe-me se o comentário ficou muito grande, mas queria deixar o melhor possível)

Guilherme Yuji Watanabe

Samantha - 1° A disse...

Eu achei o texto bem interessante, concordei com ele em tudo, por que o amor que Deus sente por nós não tem medida, não tem dinheiro que pague. As vezes reclamamos demais, não nunca paramos pra pensar que ele nao reclamou quando estavão batendo nele, o sofrimento que temos hoje, não chega nem perto do que ele passou! Irei ficar sempre a vontade dEle, e tambem devo muito a ELe, pelas coisas que Ele ja fez em minha vida!

Anônimo disse...

É muito importante que nós cristãos renunciemos a nós mesmo para que Cristo possa entrar nas nossas vidas, pode se disser que é uma loucura capais de se cometer.
Deus nós da tudo o que queremos
então temos que entregar tudo para ele para que possamos ter uma vida tranquila au lado dEle.


Julia C. Volpato

Anônimo disse...

Se o mais importante realmente é seguir a vontade divina, sempre haverá a necessidade de renuncia, de qualquer natureza, para fazê-lo.

Roberto - 1º EM A