quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PÉROLA DO VAZIO


Uma amiga me abriu a edição de hoje do Diário Catarinense, apontando para esta frase reveladora: "Não é defeito a gente querer se cuidar, manter a forma, ficar bonito. Não adianta querer se purificar espiritualmente, se evangelizar, se não tiver beleza, porque ela é a primeira coisa que conta para valer." (p. 3, frases).

A autora desta pérola do vazio é a atriz Susana Vieira. Diante da afirmação, restam algumas perguntas: para quem a beleza "conta para valer" - para nós ou para os outros?

Se for para nós, não é o caso de indagarmos por que perseguimos padrões de beleza com tanta fixação? Até que ponto temos de acompanhar a beleza fictícia retratada em novelas, filmes, anúncios e demais meios?

Mas se, por outro lado, a ideia é contentar outros, conclui-se que o ideal da vida consiste em abrir mão de suas opiniões e viver em função do gosto alheio?

Outra preocupação: qual a importância de se embelezar do ponto de vista espiritual? Pergunto isto, porque Susana coloca a aparência acima da questão espiritual; para ela, é infundado "se evangelizar" (alguém aí me explica como uma pessoa pode evangelizar a si mesma?) se eu não pus botox, apliquei próteses de silicone e fiz algumas cirurgias plásticas!

Realmente, o maior perigo da época em que vivemos é cuidar tanto do exterior a ponto de negligenciar a vida interior. É possível conciliar um cuidado equilibrado da aparência com uma vida espiritual profunda? Acredito que sim. E também creio que viveríamos melhor dentro desta perspectiva conciliadora.

Colaborou: Gielen Walczak


10 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, a midia causa nas pessoas a impresão que existe um ser perfeito, e as pessoas acreditam nisso, e isso ta errado por que todos tem defeitos, e gosto não se discute.Pior ainda é colocar a beleza em 1° lugar acima da salvação, que é isso que o inimigo quer, trar a sua salvação.
Abner.

Anônimo disse...

eu confirmo;que hoje;muitas pessoas se embelezam a fim de penssar no que as outras pessoas vao pensar.So que pelo que entendi ela quis dizer que nao se pode viver feliz sem colocar um cilicone;eu acho que pode se viver feliz sem se embelezar.

Anônimo disse...

Bom eu acho que beleza é fundamental para poder ganhar sustento,pois se for uma pessoa procurar emprego eles não vão dar o emprego se ela for feia,talvez deem mais é claro q se for uma pessoa bonita ele vão dar o emprego para a pessoa sem ter do que reclamar.
Mais não presciza ficar toda hora se arrumando,passando maquiagemse imperequetando.
Todo mundo diz:-nossa como aquele cantor é lindo,é claro q ela vai ser ele ou ela passa 1kg de maquiagem na cara,só o q ue falta ele ficar feio´.
Essa é minha opnião.
Bruna Gonçalves

Anônimo disse...

Olha isto é verdade o mundo não vê que sem a vida espiritual você esta perdida más a aparência pode mudar, olha quando você é novo(a) você geralmente é bonito(a) más quando é adulto a beleza vai diminuindo e, quando você é velho(a) a eleza envelhece junto e, quando você morre a beleza sai completamente, quando você vive a vida espiritual não morre(se você for fiel á Deus) e, quando você morre sua alma vai para Deus, então sua vida espiritual importa e sua beleza importa menos que sua ispiritualidade. Ao menos é o que eu acho.
Luiz correia.

Anônimo disse...

Bem,eu nao entendi muito bem mas,é proibido colocar a beleza em primeiro lugar e sim Deus.Hoje as pessoas colocam as coisas mundanas e prazeres a frente em sua vida e se esquecem do mais importante que é DEUS.Eu acho que ela nao sabe o que esta perdendo;e esta coisas [do mundo] estao desviando pessoas da salvaçao. Theison Schttert.

Anônimo disse...

hoje em dia a beleza é muito importânte pois é o cartão de visita de uma pessoa mas claro que a vida espiritual é mais importânte pois garante uma vida prospera e a salvaçãodepois da morte.eu acho que tem como consiliar as duas coisas que são muito importântes na vida de uma pessoa.
daniella

Alana disse...

Olha eu achei que beleza não é mais importante do que ficarmos em comunhão com Deus, porque vamos supor : preciso de um trabalho e sou feia mas estou sempre em comunhão com Deus ,pergunto a Deus o que ele quer de mim peço que se for da vontade dele eu consiguirei peguar este trabalho mas se for uma coisa que não ira agradar a Deus ele fara o melhor .
Temos tambem que nos cuidar apesar que ñ importa o que esta fora porque é só um casca mais o que esta dentro da gente o nosso amor ,carinho ,ter alegria de estar com Deus.
Não precisamos estar lindos para erdar a vida eterna mas sim ter fé em Deus e assim ele nos dara uma vida melhor e tabem não vamos mais precisar nos embelezar porque la no céu seremos lindos, seremos como anjos ....
Olha eu acho que o que eu falei esta certo é o que eu acho ....
E se eu pudesse ficava escrevendo todas as minhas opiniões mais ja escrevi o bastante . 8° Ano B
Alana Fantinelli da Silva

Anônimo disse...

Existem 2 belezas a interior e a exterior,o mundo de hoje luta para conseguir beleza exterior e se esquese da mais importante, a beleza que vem de dentro, a que Deus mais se importa. Acho errado oquesuzana vieira falou que a beleza exterior é que vale, muito pelo contrario Deus aprova aquele que tem um coração bom.
Djonatan LUIZ DE sOUZA

Anônimo disse...

A midia causa nas pessoas a impresão que um dia pode existir um ser perfeito, e muitas pessoas acreditam que um dia isso possa acontecer, e isso não está certo por que todos tem defeitos sendo ele pequeno ou grande, e eu acho que gosto não se discuteO pior é colocar a beleza em primeiro lugar ao em vez da salvação, pois é isso que o nosso inimigo quer, tirar a nossa salvação.
Christian Kraich.

Anônimo disse...

Concordo com você. .. primeiro devemos procurar nossa perfeição espiritual. . Comunhão com Deus!