sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MARCHA PARA JESUS OU PARA A CONQUISTA DO ELEITORADO?

Lula e a marcha: Vinde a mim todos vós, que podeis votar, e vos favorecerei

Lula apoia tudo e todos, de Sarney a Collor, de homossexuais a evangélicos. As alianças, incoerentes como nos pareçam (e sejam, de fato), visam promover a candidata do Planalto, a ministra Dilma Rousseff, embora a questão de sua sobrevivência política fique em aberto.

Ontem ainda, vimos mais um capítulo da novela, na qual o padrinho de Dilma tenta agradar a gregos e troianos: o presidente Lula instituiu a Marcha para Jesus dentro do calendário religioso do país. Sinal dos tempos: no maior país católico do mundo, um evento surgido graças a iniciativa dos evangélicos conseguiu ganhar as ruas das principais cidades brasileiras e agora recebeu endosso em nível nacional. E como avaliar isto?

Além da evidente manobra política do presidente, que sabe do potencial dos evangélicos (que já são 15% do eleitorado do país), há outras considerações. Qual o benefício da Marcha para Jesus? Na prática, o movimento é uma expressão cultural do meio evangélico, com destaque para igrejas que controlam grandes gravadoras. É o caso da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, que mantém a Gospel Records. Curiosamente, os líderes da denominação, o apóstolo Hernandes e a Bispa Sônia, compareceram à cerimônia ontem, a qual ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil.

Se o evento possuia inegável vocação ecumênica, agora ganhou vocação de cabo eleitoral. Na abertura da cerimônia de onte, a ministra Dilma participou de uma oração proferida pelo deputado Marcelo Crivella, sobrinho de Edir Macedo, o bispo menos amado pela família Marinho. Como se sabe, Dilma Rousseff vem travando penosa luta contra o câncer, mas já se anuncia curada. Seriam as orações dos aliados neopentecostais?

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade total Douglas Reis o que citaste.Como cristão me entristece de saber que irmãos,pricipalmente pentecostais, acreditam nessa classe política descarada e sem-vergonha.Apesar dos pesares,tudo bem,afinal DEUS está no controle das coisas