terça-feira, 8 de setembro de 2009

SÍNDROME DE KORSAKOFF E O ÁLCOOL: É MELHOR NÃO SE ESQUECER!

Adam Sandler e a Drew Barrymore, em Como se fosse a primeira vez: o que na comédia serve como metáfora para a conquista, na vida real é o drama de muitas pessoas

Uma reportagem publicada na revista Mente e Cérebro [1] trata da síndrome de Korsakoff, a qual leva o paciente a não "reter por mais de um minuto nenhuma informação fornecida oralmente ou por escrito." Tal síndrome "é causada por lesões no cérebro", sendo que a origem desta forma de amnésia se relaciona com "uma deficiência da vitamina B1 (tiamina) devido ao abuso de álcool e desnutrição.

O filme Como se fosse a primeira vez (2004), usa a situação de Lucy (Drew Barrymore), que se esquece de experiências recentes após 24 horas, para falar da necessidade de reconquistar o amor a cada dia. Na clínica onde Lucy recebe tratamento, um outro paciente é apresentado às pessoas, para, em seguida, comprimentá-las novamente, como se não as conhecesse! A situação, engraçada no filme, é bem próxima a vivenciada por portadores da síndrome de Korsakoff.

Creio ter aí mais um bom motivo para se abster do álcool. Lembrar-se da advertência de Provérbios (23:31) é uma das formas de continuar, simplesmente, se lembrando!

[1] Patrick Verstichel, O homem sem futuro, Mente e Cérebro, ano XVII, n° 200, Setembro de 2009, pp. 52-57.
Um agradecimento especial à Gielen, pela indicação da matéria

Nenhum comentário: