terça-feira, 20 de outubro de 2009

VINDE A MIM, TODOS OS ANGLICANOS

Levada: porta-voz da acolhedora Sé de Roma

Não que a Igreja Anglicana fosse autenticamente protestante. Seus humores oscilaram entre um catolicismo estatal e uma fé reformada com maior moderação (Dawkins, anglicano na infância, disse que o Anglicanismo se trata de um Cristianismo mais civilizado). Mas agora é sério: com a decisão do Vaticano de aceitar em condições especiais anglicanos conversos, boa parte desses cristãos poderão se tornar católicos a partir de agora.

O site Zenit fez as honras,
divulgando as resoluções do papado. O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal William Joseph Levada, explicou que até mesmo padres anglicanos, que são casados, poderão mudar de denominação, permanecerem padres e manter o matrimônio. Tornar-se um católico parece boa pedida para a maioria dos membros da igreja fundada por Henrique VIII, levando em conta decepções recentes: com a aprovação do clérigo homossexual, muitos anglicanos abandonaram a denominação.

Trata-se de mais uma iniciativa do ecumenismo de Roma, que vem crescendo em número de ações efetivas e surpreendentes. No caso da nova empreitada, os ex-anglicanos poderão manter até resquícios de sua própria tradição. O que vale é que se ponham sob a tutela da acolhedora Sé. Quantos mais não aceitarão este convite no fim dos tempos?

Leia também:

Nenhum comentário: