terça-feira, 22 de dezembro de 2009

QUEM DISSE QUE RELIGIÃO NÃO CAI EM VESTIBULAR?



Durante o ano letivo, alguns alunos me questionaram sobre a relevância das aulas de Ensino Religioso (ER) no Ensino Médio. Como muitos estão (ou dizem estar) focados no Vestibular, parece sem sentido “perder tempo” estudando a Bíblia e seus temas.

Entretanto, é de se perguntar se a única coisa que o aluno deva aprender sejam alguns conhecimentos utilitários, para um uso tão imediato quanto para entrar em Faculdade (via Vestibular ou ENEM). A verdadeira Educação não pode focar-se apenas em objetivos tão curtos. Educar significa transformar vidas. Transmitir valores concretos, para além de meras abstrações. E essa transmissão, se não se restringe (e nem deve!) ao ER, deve encontrar nele seu ponto nevrálgico.

É claro que os alunos mais conscientes já sabem disso, ou pelo menos o admitem. Porém, sempre me deparo com aqueles que tentam justificar seu desinteresse pelas coisas do alto, escusando-se na afirmação de que o ER ocupa o lugar de coisa mais importante. Pois bem. Quero mostrar a esses a proposta 1 da prova de Redação da UFSC (SC), que ocorreu ontem, a qual já se acha disponível no site da entidade:

R E D A Ç Ã O

PROPOSTA 1

Escreva uma dissertação com base na leitura dos textos A e B abaixo.

Texto A

Para quem acredita nas palavras do Apocalipse, livro da Bíblia que fala do final dos tempos, é bom se preparar para o pior. No capítulo 16, o livro alerta que um dos sinais para identificar que o fim do mundo está próximo é a seca do Rio Eufrates, no Oriente Médio, exatamente o que vem acontecendo, segundo notícia do jornal The New York Times.

Disponível em:
Acesso em: 25 nov. 2009. (Adaptado)

Texto B

I
Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disto a minha gente lá em casa começou a rezar
Até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disto nesta noite lá no morro não se fez batucada

II
Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando de aproveitar

III
Beijei na boca de quem não devia
Peguei na mão de quem não conhecia
Dancei um samba em traje de maiô
E o tal do mundo não se acabou

Assis Valente (1911-1958)... E o mundo não se acabou.
Disponível em: http://
Acesso em: 03 ago. 2009. (Adaptado)

(Trecho do samba cantado por Carmem Miranda nos anos 40 do
século passado e regravado em 2000 por Adriana Calcanhoto).

Um dos meus ex-alunos, ao se deparar com uma funcionária do Colégio após a prova, disse a ela: “Agradeça ao Prof° Douglas pelas aulas de Apocalipse.” É, meninos e meninas, não custa nada estudar a Bíblia – principalmente para que ela o ajude a ser aprovado no mais difícil Vestibular, a própria vida.

Um agradecimento especial a Gielen Walczak

Nenhum comentário: