sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PREOCUPAÇÃO COM A MÚSICA: NA AGENDA DA IGREJA (E NA DO QUESTÃO DE CONFIANÇA!)




Atualmente, estou assistindo uma programação da Igreja, o IX Campori de desbravadores da União Sul brasileira. O evento se realiza em Santa Helena (PR). Especificamente hoje, estive conversando informalmente com o tenor Márcio Sampaio, do Cânticos Vocal (adoro ser um desconhecido, por que sinto que isso facilita o acesso à opinião das pessoas).

Tudo começou, na verdade, quando eu estava bisbilhotando no stand do quarteto, e os ouvi conversar com o Pr. Otimar Gonçalves (Jovens, DSA) sobre a posição da igreja sobre a bateria na música. Justamente, esse foi um de nossos posts mais comentados na semana!

Cada vez mais músicos, pastores, e a igreja em geral têm se interessado pelo assunto. Espero, de coração, que nossos textos aqui ajudem a igreja a discutir os pontos centrais, relevantes para uma igreja comissionada a ser relevante a toda uma geração. É hora de olhar além da superfície e explorar a adoração, analizando tudo o que Deus nos revelou sobre ela. Acima de qualquer coisa: seja um adorador consciente. Prometo escrever mais sobre isso. Aguarde.

2 comentários:

Evandro Costa de Oliveira disse...

Tomara (mas dúvido) que a Igreja tome uma atitude mais - realmente séria e objetiva - efetiva quanto a isso; ao invés de um embolado de opinião de pastor. Anseio por um dia onde haja menos teologia e mais musicologia e critica musical; e, quem sabe, um sistema de educação musical de causar inveja na Julliard...

W.R. Nandi disse...

Sobre esses temas cíclicos ou que não saem de pauta, sempre lembro de uma frase de Noam Chomsky:
"A forma inteligente de manter as pessoas passivas e obedientes é limitar estritamente o espectro da opinião aceitável, mas estimular muito intensamente o debate dentro daquele espectro...Isto dá às pessoas a sensação de que o livre pensamento está pujante, e ao mesmo tempo os pressupostos do sistema são reforçados através desses limites impostos à amplitude do debate"
Abraços!