quarta-feira, 10 de março de 2010

O TAPINHA NÃO DÓI, MAS O CARINHO…

O nariz tuberiforme denuncia o parentesco do reverendo que comentou abusos físicos e sexuais ocorridos em escolas católicas da Baviera (Alemanha): Georg Ratzinger é irmão papa Bento XVI. Ratzinger – bruder conta que ele próprio (que não se envolveu diretamente com os escândalos), inicialmente, “também estapeava pessoas no rosto, mas” isso teria lhe deixado “com a consciência pesada". O reverendo dirigiu o coro da diocese de Regensburg desde o ano de 1964 a 1994 [1].

Outro reverendo, Federico Lombardi, um dos porta-vozes do Vaticano, afirmou que os casos de abuso na Alemanha causam aflição, mas que a igreja não é a única que sofre com esse tipo de problema [2]. Bela forma de atenuar os escândalos, que se multiplicam pelos quatro cantos do globo.

A pedofilia e os abusos sexuais são sintomáticos. Ao proibir o desenvolvimento de uma sexualidade saudável – como se ela fosse pecaminosa –, a Igreja Católica dá margens para os comportamentos indubitavelmente pecaminosos. Infelizmente, as soluções propostas – seleção mais rígidas de seminaristas, maior monitoramento dos oficiais da igreja, aumento do rigor nas punições, etc – não passam de medidas paliativas. Parece que o Cristianismo continuará sendo maculado pelo pernicioso exemplo de Roma…

Leia também:

Placebos, genéricos e o remédio parte 1

[1] “Irmão do papa diz que deu tapas em alunos em coral de escola”, disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,irmao-do-papa-diz-que-deu-tapas-em-alunos-em-coral-de-escola,521734,0.htm .
[2] “Vaticano afirma que abuso sexual não é problema só da Igreja”, disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaticano-afirma-que-abuso-sexual-nao-e-problema-so-da-igreja,521735,0.htm .

Nenhum comentário: