quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A VOLTA DE JESUS É PARA SER ESCRITA!


Artistas, em sua busca pelo sublime, sempre incluíram a Deus. Somente a partir do século passado é que as Artes (especialmente as plásticas) passaram a endeusar a estética. Antes disso, o Ocidente era o palco de grandes escritores cristãos, como Dante Aligheri, John Milton, Gerard Manley Hopkins, Gilbert Chesterton, C. S. Lewis, entre outros.

Ontem desenvolvi uma atividade com os alunos do 1o Ano do Ensino Médio, que consistia em usar as habilidades literárias deles para descrever um acontecimento fututo e ímpar: a volta do Senhor Jesus. O resultado? Em muitos casos, surpreendente. Como hábeis ficcionistas, boa parte deles pintou quadros grandiloquentes e situações conflitivas. Sonharam com anjos cerzindo a cada voo o brando no céu e demônios flamívolos (o que é pitoresto e medieval, embora fuja um pouco da objetividade bíblica).

O exercício, além de instrutivo, valeu para dar vida a um acontecimento com o qual cada cristão deveria ocupar sua mente. Infelizmente, as livrarias estão infestadas de volumes como os das séries Harry Potter, Crepúsculo, Sussurro e outras bobagens que não valem nem mesmo o papel da impressão. O mais triste é ver o quanto esta Literatura ficcional arrebanha leitores inexperientes, até entre cristãos. Falta, lamentavelmente, investimento sólido em livros cristãos de ficção, tanto por parte de autores quanto de editoras.

Enquanto isto, alguns leem o que encontram, sem critérios ou ressalvas, dando alimento de segundo para as suas mentes. Sonho com o dia em que escritores se levantarão, com paixão entusiasta e talento inconteste, para anunciar o advento, acontecimento muito mais empolgante do que qualquer coisa que mentes mortais almejassem escrever!…

Nenhum comentário: