quarta-feira, 27 de outubro de 2010

JESUS E OS ZUMBIS: NOVA HQ DE LIEFELD

Rob Liefeld nunca foi um desenhista de muitos recursos. A anatomia das personagens desenhadas pelo norteamericano sempre se mostraram deficitárias, assim como suas noções de luz e sombra. Não se pode dizer, contudo, que Liefeld não tenha contribuído com a indústria de quadrinhos. Suas criações marcaram a década de noventa – Cable, Deadpool, Youngblood, entre outros. Em 1992, Liefeld integrou o grupo de cartunistas que fundaram a “terceira grande”, a Image Comics, proposta de alternativa para o mercado dominado por Marvel e DC Comics; na verdade, a nova companhia trouxe um pouco do mesmo, com acréscimo de sangue e decréscimo de pano no uniforme das super-heroínas.

Agora Liefeld, depois de homérica briga com a Image, começa a retornar ao cenário dos quadrinhos. E o intrigante é a história que seu site oficial divulgou: com um enredo baseado em uma porção bíblica, convenientemente deslocada, a trama gira em torno de uma invasão de zumbis em Jerusalém, após a ressurreição de Jesus (!?). tudo bem, o negócio é, de fato, tão ruim quanto parece (pior seria impossível!). para completar, um cavaleiro chamado Lázaro, o imortal, surge para combater as criaturas.

Na atual crise de criatividade, apela-se a tudo. Zumbis também estavam no pacote – vide a série da própria DC, The darknest night. O agravante fica por conta do desrespeito em relação a Jesus. Quem tiver a macabra curiosidade de ver as 3 páginas expostas no site de Lifeld verá que o único morto-vivo é o traço do autor, cada vez menos artístico.

Nenhum comentário: