terça-feira, 5 de outubro de 2010

O MUNDO FORA DO COMPASSO



Uma reportagem do Jornal Hoje informou que a brincadeira do compasso é a nova mania de crianças e adolescentes. O jogo, antigo e com algumas variantes, é comumente praticado em escolas. Com os anos, ele passou a integrar o folclore estudantil, como a história da loira no banheiro (lembra?), que aparecia quando se apertava três vezes o botão do vaso sanitário.

No jogo do compasso, ocorre uma invocação a espíritos, que responderiam a perguntas dos participantes por meio do objeto,o qual fica na mão do líder do grupo e apontaria sobrenaturalmente o “sim” ou o “não” escritos em lados opostos da folha sobre a qual se apoia.

O que para muitos não passa de uma brincadeira juvenil é, na verdade, uma maneira sutil de apresentar às mentes vulneráveis dos jovens o atraente mundo do espiritualismo. A Bíblia não admite a possibilidade de vivos consultarem os mortos (Is. 8:19-20), mesmo porque os mortos não sabem de nada (Ec. 9:5-6), ficando relegados ao estado de não-existência. Infelizmente, aqueles que desconhecem a Palavra de Deus andam em outro compasso…

Um comentário:

IraBrito disse...

Realmente, é muito importante alertar crianças e jovens sobre esta prática da evocação de espíritos. O que parece uma brincadeira divertida e inocente,
pode ocultar sério perigo, pois
permite à aproximação de todo o tipo de entidades espirituais. Sejam espíritos benevolentes e
evoluídos ou não. O que acontece
normalmente, é a atração dos menos
evoluídos, que ainda se comprazem
em enganar e criar embaraços aos
praticantes. Daí, reside o perigo
pois, qualquer um pode tornar-se
influenciado por forças negativas,
e obsessões causadas pelos espírito evocados. Todo cuidado e
orientação neste sentido deve ser
divulgada. Parabéns, pelo artigo
Douglas Reis.

Iracema Brito, Jornalista e estudiosa da prática mediúnica.