terça-feira, 21 de dezembro de 2010

2011 COM FRONTEIRAS MAIS LARGAS

Matéria especial, por Wendel Lima.


No meu trabalho, edição de notícias da Revista Adventista, procuro fugir dos textos promocionais ou que tratem de questões apenas institucionais. Aliás, em tempos que se busca uma espiritualidade viva, intimista, fugir disso é o recomendado. Mas tenho que admitir que vejo com muito otimismo o desafio lançado pela Igreja Adventista a seus membros sul-americanos de plantar igrejas a partir de 2011.

É verdade que isso sempre fez parte da história da denominação, se não, não teríamos essa grande quantidade de congregações espalhadas pelo país. No entanto, a partir de agora, a coisa passa a ser mais intencional, planejada. Para os que já têm “veia” missionária, o projeto é mais que bem-vindo e, para aqueles que estão sonolentos ou espiritualmente indiferentes, pode ser uma oportunidade de sair da zona de conforto e ter uma experiência real com Deus.

Falo isso, por que inúmeras igrejas (leia-se membros) estão acomodadas, pensando apenas em como proporcionar mais conforto e qualidade à sua programação semanal. Esquecem-se de que foram formadas para ampliar as fronteiras do reino de Deus. Vive-se um cristianismo egoísta, uma vida religiosa voltada para o próprio umbigo, sem meta, sem alvo, por isso, sem vida. Deus sonha que sua igreja seja missional (palavra tão em voga hoje), que seus filhos tenham uma vida com propósito (empresto aqui o título do livro de Rick Warren).

É verdade que toda essa mobilização não se dará de cima para baixo, dos níveis administrativos para os membros. Reavivamentos e reformas espirituais não acontecem por decreto, documento, “guela” abaixo. Não acontecem com hospitais, escolas, templos, mas com pessoas. Começam do povo, pela ação do Espírito. E Deus, usando seus líderes e a estrutura da Igreja responde a uma necessidade já latente.

Vejo isso acontecer em nossos dias. Tenho orado em relação a isso quanto a mim e pelas pessoas que atendo em meu ministério. Há um clamor, ora contido e ora expresso, por mudanças, ousadia, dependência do Senhor. O que Deus sonha para sua igreja em 2011? O que ele sonha para você? Esqueça as respostas e os programas enlatados, peça que Ele lhe dê a visão do que fazer. Depois me conte, como foi bom alargar suas fronteiras em 2011.
Feliz Ano Novo!

Wendel Lima, além de servir como editor da revista Conexão JA, editou meu livro, Paixão Cega.

Nenhum comentário: