quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NATIVITATEN, O PONTO ALTO DO NATAL LUZ

Um espetáculo inesquecível de luzes e acordes. Em meio à programação do Natal Luz, realizada em Gramado (RS), o musical Nativitaten brilha com maior intensidade. Definido como uma “Ópera a Céu aberto”, na verdade o Nativitaten reúne canções de Natal, música evangélica e erudita. São dezenas de apresentações em torno do lago Joaquina Rita Bier, sendo que cada temporada se estende de Novembro a Janeiro. Assisti o espetáculo com minha esposa em 28 de Dezembro, justamente a última apresentação programada para 2010.

Concebeu-se uma estrutura glamorosa dentro do lago, com seis clusters de LED em torno de palcos flutuantes e um palco central, o qual exibe cinco telões contíguos. Na parte superior, se alojam um coral com dezenas de vozes e o grupo de percussão da cidade de Gramado. Reformulações feitas recentes no local incluíram melhorias na segurança, acomodações e redução da iluminação.

O elenco de cantores é composto pelos tenores Alexandre Borges, Pedro Szobot e Roger Scarton, pelas sopranos Débora Faustino e Carol Abreu, além da mezzo-soprano Débora Dreyer e do baixo/barítono Daniel Germano. Scarton, no espetáculo desde 2001, declarou à TV Gramado Scarton que o musical “[…] é mais do que um show, é uma verdadeira alquimia de música, de som, de fogos, de água, que vai te transformar e emocionar”. Na mesma ocasião, Szobot complementou: “[…] é um espetáculo aos moldes de um país de primeiro mundo”.

Em 2009, um coral formado por alunos, ex-alunos e funcionários do Colégio Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) passou a acompanhar o evento. Contratado para 31 apresentações na Árvore cantante e 17 do Nativitaten, o coral do IACS, que recebeu o cognome de Coral Natal Luz IACS, está sob a direção de Ana Maria Macedo de Quevedo (Preta) e Gerson Salcedo. O próprio coral solicitou para dar uma volta ao redor do lago em sua entrada, a fim de se aproximar do público.

Pouco antes do início da programação, vendedores credenciados passavam no local oferecendo DVDs, capas de chuva e pipocas (doces ou salgadas). Quem comprou ingressos especiais, tinha direito a coquetéis e champagnes. O frio da noite gramadense era cortante, fazendo forte contraste com o calor de um dia típico de verão.

Aos poucos, os cantores foram chegando aos palcos flutuantes, levados por balsas que cruzavam o lago ainda timidamente iluminado. Pouco depois, o cora Natal Luz IACS fez sua entrada amistosa, acenando e recebendo acenos. A expectativa crescia. Às 9h30min, um locutor deu boas vindas ao público e o espetáculo se iniciou.

As músicas iniciais remetiam à Criação (aludida por uma bela ária em italiano, na qual os três tenores se revezavam) e à Queda (com um trecho bem conhecida de Carmina Burana, O Fortuna, Imperatrix Mundi). A partir de então, o repertório gravitou em torno de músicas natalinas e canções cristãs tradicionais. As luzes e fogos de artifício tornam as performances memoráveis. O público reagiu de forma emocionada e entusiasmada, aplaudindo veemente o espetáculo.

Do ponto de vista cristão, os destaques negativos do programa ficam por conta da música Ave Maria (letra sobre a composição de Schubert) e da inclusão de Happy Christmas (War is over), de John Lennon. A letra latina da Ave Maria alude à saudação do anjo à Maria, mas o trecho final inclui esta prece: “Santa Maria, Mãe de Deus, / rogai por nós, pecadores, /agora e na hora da nossa morte. /Amém.” Por razões óbvias, o coral do IACS não participou na canção. Quanto à música do roqueiro Lennon, ela não capta nenhum sentido propriamente cristã, mas trata de manifestação pró-pacifismo em linguagem pop. Ao som da balada, as velas nas mãos do público se agitou.

Apesar das ressalvas, o Nativitaten trouxe memoráveis arranjos para canções como Joy to the World, O first Noel e Adeste Fideles. Destacaram-se as canções Amazing Grace e um Noite Feliz, entoado em Alemão, Italiano e Português. Na sua última apresentação de 2010, quando o Natal Luz completou 25 anos, o musical trouxe uma colorida e impactante lembrança de que a verdadeira luz deste mundo foi trazida pelo nascimento do Filho de Deus, aquele que merece adoração integral de cada coração humano
.

Nenhum comentário: