domingo, 4 de março de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS PARA UNIVERSITÁRIOS EMPOLGAM LÍDERES JA EM SANTA CATARINA



A maioria dos estudos bíblicos utilizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia se inicia tratando sobre quem é Deus ou apresentando o que a Bíblia diz sobre si mesma. Ao estudar com pessoas que possuem uma base teísta (católicos, evangélicos, etc), não existe nenhuma controvérsia em relação à existência de Deus ou ao propósito das Escrituras. Porém, quando temos o desafio de levar a mensagem a uma pessoa cética, de mente secularizada ou mesmo um indivíduo afetado pelo relativismo pós-moderno, as dificuldades começam a aparecer.

Justamente para alcançar aquelas pessoas que não possuem a mesma base teísta, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista lançou em 2012 o estudo bíblico O Resgate da Verdade. A série, contendo 26 temas, é diferente em muitos aspectos dos estudos bíblicos tradicionais.

No sábado, dia 3 de Fevereiro, O Resgate da Verdade chegou às mãos dos líderes jovens da nova Associação Norte-Catarinense. Durante a palestra Alguém tem alguma dúvida?, proferida pelo Pr. Douglas Reis, cada um dos 180 líderes presentes recebeu um exemplar do novo estudo. Empolgados com o material, os jovens catarinenses se comprometeram a utilizá-lo em suas cidades e a promove-lo entre outros jovens da igreja. A ideia é que, a partir de Outubro, o primeiro passo seja dado para a criação de uma agremiação de universitários adventistas no Norte do estado. Para isso, um evento será realizado, provendo treinamento para utilizar a nova série de estudos.

De fato, O Resgate da Verdade é inovador. Os primeiros oito estudos se preocupam em construir as bases teístas. Para isso, o material recorre a áreas do conhecimento como filosofia, arqueologia e história. Ao contrário da metodologia de ler textos bíblicos e completar lacunas, o material utiliza perguntas abrangentes, que podem ser usadas em estudos individuais, classes bíblicas, pequenos grupos, seminários e até em séries especiais de evangelismo.

Como o público-alvo é formado por jovens universitários e aqueles que já contam com formação acadêmica, ao fim de cada assunto há uma série de referências bibliográficas, o que confere credibilidade aos temas. Além disso, há indicações de obras em Inglês, Português e Espanhol que tratam de aspectos do assunto abordado.

O editor da série é o jornalista Michelson Borges, mestre em Teologia pelo UNASP e editor da Casa Publicadora Brasileira. Além de Borges, três pastores adventistas contribuíram escrevendo alguns dos temas de O Resgate da Verdade: Douglas Reis, Luiz Gustavo Assis e Matheus Cardoso.

Aqueles que estiverem interessados em adquirir o material, procurem o departamento de jovens de sua associação ou a loja SELS mais próxima. Sem dúvida, é chegado o tempo de resgatar a Verdade!

6 comentários:

cristiano disse...

Deus realmente pensa em tudo, e faz tudo no momento certo. A mente do ser humano está mais crítica do que nunca, principalmente pela evolução e instantaneidade da informação, sendo assim, foi muito bem pensado e desenvolvido este projeto, alcançando essas mentes universitárias essa ferramenta é muito mais do que específica e relevante. Pr. Douglas, que Deus o abençoe muito, tenho grande admiração pelo Sr. e pelo trabalho do Sr. Estou orando e torcendo muito pela agremiação de universitários, quero muito poder participar e colaborar. Um abraço.

Cristiano Anotnio, IAESC, Santa Catarina.

Daniel Costa disse...

O presente estudo bíblico atende as necessidades tanto das pessoas que são secularizadas, tem um nível cultural mais desenvolvido, como também muitos jovens dentro da nossa igreja que vão sentir-se mais a vontade.
Eu mesmo, gostei muito da idéia. Acho mais produtivo o estudo bíblico sob essa abordagem.

MENSAGEIROSEVEN disse...

otima iniciativa seria bom também se fosse feito videos desses estudos com
algum pastor da nossa igreja .que DEUS abençôe esse projeto

Perspectiva Adventista disse...

Amigo Pastor Douglas Reis,

Maravilha. Semana passada fiz um contato telefônico com nosso líder do Ministério Jovem Sul-Americano, pastor Areli Barbosa. Vamos introduzir "O Resgate da Verdade" no Campus Universitário do UNASP Hortolândia (IASP).

Que Deus bendiga a equipe editorial. Super Abraço

Jael Eneas
Pastor do Campus Universitário
Diretor de Desenvolvimento Espiritual

Neiva Ester disse...

Achei muito pertinente um estudo para universitários. Como fazer para conseguir o estudo, já que através da Associação local está sendo difícil?
Obrigada!

clauder disse...

Eu sou de belém.. como faço pra ter um estudo desses.. adorei a iniciativa. Vou precisar mto disso.. obrigado