sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

HAVERIA PROBLEMA SE MÚSICOS ADVENTISTAS CANTASSEM EM CASAMENTOS CATÓLICOS?



Alguém manifestou dúvidas sobre essa questão há algum tempo no blog: seria permitido que músicos adventistas se apresentassem em cerimônias de casamento católico? Aparentemente, eles estariam aproveitando a ocasião para evangelizar ou mesmo, no caso de músicos profissionais, seria uma fonte extra de remuneração. Mas isso fere algum princípio da igreja?  Procurarei responder o mais objetivamente possível, sem esgotar o assunto.
Para começar, temos de entender a concepção católica de casamento, que está ligada à noção de sacramento. Esse princípio é desconhecido de muitos dos próprios católicos e pode gerar alguma estranheza e até a acusação de representarmos mal a fé alheia, o que não poderia estar mais longe de nosso objetivo.
Vale dizer que a Igreja Católica oficialmente reconhece sete sacramentos, sendo o casamento um deles. O que seria um sacramento? Na visão católica, sacramento poderia ser definido como uma cerimônia que não apenas simboliza a salvação, mas tem o poder de realizá-la.
Em outras palavras: por estranho que isso pareça, ao se casar na igreja católica, o casal está sendo salvo de um pecado que irá cometer, o pecado sexual (sexo é um "mal necessário" na teologia católica, servindo apenas para a reprodução). Esse conceito contraria a teologia bíblica do sexo, que estabelece que o sexo marital, monogâmico, entre duas pessoas que se amam não é apenas natural, como abençoado e santo.
Sendo o casamento católico um culto que incorpora grosseira distorção do conceito bíblico, é errado até para um cristão adventista casar-se nessa igreja (por aceitar uma cerimônia como meio de salvação, o que nega, consequentemente, Cristo como o único Salvador) ou tomar parte ativa na cerimônia.

Resumindo: cantar num culto que tenha esses princípios, ainda que fosse a música mais sacra, já seria um contrassenso. Talvez seja adequado  dizer como Paulo que "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" (1 Co 6:12).

Leia também:

Nenhum comentário: