terça-feira, 31 de janeiro de 2017

EIKE BATISTA, HOMEM DE FÉ



De acordo com a revista Veja, Luma de Oliveira declarou em seu instagram que seu ex-marido, o empresário Eike Batista, é um homem de fé. A frase aparece no contexto da prisão de Eike, em vista da acusação de ter pago o equivalente a R$ 52 milhões de propina ao ex-governador carioca Sérgio Cabral.Da mesma forma como outros réus da Operação Lava-Jato, a expectativa é de que Eike participe de deleção-premiada.
 O que destaco nessa história é que a frase “homem de fé” ou a atribuição de fé a alguém que passe por uma crise ou momento difícil, já se tornou lugar-comum. Na tragédia nacional envolvendo os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol, espalhou-se nacionalmente a tag #ForçaChape. Fé e força são termos intercambiáveis, desejados a vítimas ou como manifestação de apoio. Força e fé aparecem como binômio para identificar resignação, resiliência, coragem e capacidade de enfrentar a prova.
Evidentemente, essa acepção de fé, embora encontre sua raiz no texto bíblico, não aparece diretamente vinculada à fé cristã, mesmo que se infira que a pessoa que dispões de fé na crise esteja manifestando sua confiança em Deus – o que, em geral, fica implícito. Entretanto, mesmo pessoas que não são conhecidas por efusivas manifestações de religiosidade, aparecem associadas à fé ao passar por privações. É igualmente comum que se diga: “nossas orações estão com”, em clara manifestação de apoio (como o fez Zidane, ex-jogador e técnico do Real Madrid em entrevista coletiva, logo após a tragédia com a chapecoense).
Essa linguagem religiosa com transfundo secular, dita em contextos de catástrofes ou tragédias, quer coletivas ou pessoais, denota um último recurso para se atingir a esperança quando se percebe sua necessidade, ainda que não se filie a esperança diretamente com a concepção bíblica. Aparece mais como uma substituição semântica, uma medida protocolar para transmitir desejos de melhoras, demonstrar apoio, simpatia ou solidariedade para com as vítimas.
Obviamente, a Bíblia ensina que devemos ter fé durante os períodos de aflição. A grande indagação, porém, é: que tipo de fé? Fé em quem? Em nós? Em dias melhores, na justiça, no futuro? Se a fé não estiver alicerçada devidamente em Deus (Hb 11:1, 6), não passará de um discurso vazio, uma palavra inócua. Ser um “homem de fé” ou “mulher de fé” implica em andar pela fé, ou seja, desenvolver um relacionamento com Deus, mediante a pessoa de Jesus Cristo, que resulte em vida de obediência aos mandamentos divinos, pelo poder do Espírito atuando na pessoa. Dessa fé todos precisamos, quer nos bons ou nos escuros momentos da vida.

Nenhum comentário: